segunda-feira, 23 de novembro de 2009

REFLEXÃO

Atividade 1

"Indique algumas aplicações da informática na educação. Acredita que o computador pode contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica? De que modo?" LACERDA, 2001, P.25

Atividade 2

A escola inserida num contexto em que a tecnologia predomina, pode formar cidadãos autônomos e conscientes.
O uso do computador na educação não consiste apenas na informatização dos meios tradicionais de instrução, mas ele pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos deste ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento.

Música


Cérebro Eletrônico

Marisa Monte

Composição: Gilberto Gil

O cérebro eletrônico faz tudo
Faz quase tudo
Faz quase tudo
Mas ele é mudo

O cérebro eletrônico comanda
Manda e desmanda
Ele é quem manda
Mas ele não anda

Só eu posso pensar
Se Deus existe
Só eu
Só eu posso chorar
Quando estou triste
Só eu

Eu cá com meus botões
De carne e osso
Eu falo e ouço.
Eu penso e posso

Eu posso decidir
Se vivo ou morro por que
Porque sou vivo
Vivo pra cachorro e sei
Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro
No meu caminho inevitável para a morte

Porque sou vivo
Sou muito vivo e sei
Que a morte é nosso impulso primitivo e sei
Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro
Com seus botões de ferro e seus olhos de vidro



Comentando a letra da música...

"Computadores são ferramentas magníficas para a realização de nossos sonhos, mas nenhuma máquina pode substituir a faísca do espírito humano, compaixão , amor e compreensão." ( Louis Gerstner )


Nossas vidas estão circundadas pelas máquinas e nem por isso, estamos mais frios e desprovidos de alma. Cabe a cada um saber utilizar estas ferramentas, não deixando que se sobreponham aos sentimentos do ser humano.



quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Ostra e a Pérola

A Ostra e a Pérola


A pérola é o resultado da entrada de uma substância estranha (por exemplo, um grão de areia) no interior da concha que contém a ostra. A parte interna da concha é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão areia nela penetra, as células do nácar entram em ação e recobrem o grão com várias camadas, para proteger o coprpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola vai se formando no seu interior. Uma ostra que nunca foi ferida não produzirá pérolas, pois a pérola é uma ferida cicratizada.
Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias e atitudes já foram rejeitadas ou mal interpretadas? Então, produza uma pérola! Cubra as mágoas e as rejeições sofridas com camada de perdão e amor.
Infelizmente, são poucas as pessoas que aprendem a não cultivar ressentimentos, e por isso deixam feridas abertas, alimentando-as com sentimentos inferiores, não permitindo que cicratizem, e daí o haver tantas "ostras vazias"! Vazias, não porque não tinham sido feridas, mas porque não souberam compreender, perdoar e transformar a dor em amor.
Fabriquemos pérolas!